quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS


SAVIANE: 4 grandes tendências
A)     Humanismo tradicional (visão essencialista do homem, até 1930 e 1945-1960)
B)      Humanismo moderno (visão de homem centrada na existência, 1930 – 1945)
C)      Concepção analítica (no início positivista, depois tecnicista)
D)     Concepção dialética (visão histórica concreta do homem)

LIBANEO: Tendências não crítico-liberais X Tendências crítico-progressistas
a)      Tendências não crítico-liberais (escola tradicional, escola nova, escola tecnicista) – transmissão de conteúdo, centrada no professor, desconsidera o contexto social, a escola é considerada neutra.

b)      Tendências crítico-progressistas (Escola Libertadora, escola libertária, escola crítico social dos conteúdos) – luta contra a discriminação da educação das classes mais pobres, a escola não é neutra, reproduz a sociedade, engajada para dar aos trabalhadores ensino de qualidade)

LUCKESI
Educação para redenção X Educação como reprodução X Educação como transformação da sociedade.

Educação para redenção

A educação cura a sociedade de suas mazelas. A educação interfere na sociedade e não sofre interferência dela.


Educação como reprodução

A escola reproduz o modelo capitalista e não é transformadora da sociedade.
Educação como transformação da sociedade

Teoria crítica
A educação serve como meio de um projeto de sociedade. Compreende a realidade e busca estratégias de transformação.

Tendência Liberal Tradicional – ensino humanístico (cultura geral). Aprendizagem mecânica e confundida com memorização. É a educação bancária, segundo Freire.

Tendência Liberal Renovada  / Escola Nova  - aluno sujeito do conhecimento, ensino centrado no aluno e no grupo, valoriza a experiência no meio. Se divide em duas:
a)      Progressivista – Escola Nova (Anísio Teixeira, Montessori, Decroly e Piaget) – a escola de adequar as necessidades individuais ao meio. Conteúdos trabalhados a partir da experiência. Professor é mediador. Método baseado em resolução de problemas e atividades em grupo.


b)      Não Diretiva (Carl Rogers / Neill) – Autorrealização e relações interpessoais. Relação horizontal entre aluno e professor. O aluno busca o conhecimento.

Tendência Liberal Tecnicista – preparação do aluno para ser mão-de-obra. Enfoque comportamental. Utiliza-se do taylorismo (divisão do trabalho). Papel da escola é modelar. Relação professor – aluno é vertical.

Tendência Progressista Libertadora – Paulo Freire. Foco na educação de jovens e adultos.  Dever de conscientizar os alunos da realidade e buscar transformações sociais. Metodologia: temas geradores, grupos de discussão e resolução de situações - problema. Relação professor – aluno horizontal e dialógica.

Tendência Progressista Libertária – (Freneit, Gonzales, Arroyo). Defesa da autogestão, valorização da experiência do aluno e da aprendizagem grupal. Trabalho pedagógico organiza-se pela vivência grupal. Relação com os alunos não é diretiva. Professor apenas orienta.

Tendência crítico-social dos conteúdos (Makarenko, Manacorda, Snyders, Saviani). - os conteúdos culturais universais são incorporados pela humanidade. Metodologia relaciona a experiência do aluno com o conhecimento sistematizado. Professor mediador.

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