SAVIANE: 4 grandes tendências
A)
Humanismo tradicional (visão essencialista do
homem, até 1930 e 1945-1960)
B)
Humanismo moderno (visão de homem centrada na
existência, 1930 – 1945)
C)
Concepção analítica (no início positivista,
depois tecnicista)
D)
Concepção dialética (visão histórica concreta do
homem)
LIBANEO: Tendências não crítico-liberais X Tendências
crítico-progressistas
a) Tendências não crítico-liberais
(escola tradicional, escola nova, escola
tecnicista) – transmissão de conteúdo, centrada no professor, desconsidera
o contexto social, a escola é considerada neutra.
b) Tendências crítico-progressistas
(Escola Libertadora, escola libertária,
escola crítico social dos conteúdos) – luta contra a discriminação da
educação das classes mais pobres, a escola não é neutra, reproduz a sociedade,
engajada para dar aos trabalhadores ensino de qualidade)
LUCKESI
Educação para redenção X Educação
como reprodução X Educação como transformação da sociedade.
Educação para redenção
A educação cura a sociedade de suas mazelas. A
educação interfere na sociedade e não sofre interferência dela.
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Educação como reprodução
A escola reproduz o modelo capitalista e não é
transformadora da sociedade.
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Educação como transformação da sociedade
Teoria crítica
A educação serve como meio de um projeto de
sociedade. Compreende a realidade e busca estratégias de transformação.
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Tendência Liberal Tradicional – ensino humanístico (cultura geral).
Aprendizagem mecânica e confundida com memorização. É a educação bancária,
segundo Freire.
Tendência Liberal Renovada /
Escola Nova - aluno sujeito do
conhecimento, ensino centrado no aluno e no grupo, valoriza a experiência no
meio. Se divide em duas:
a)
Progressivista – Escola Nova (Anísio Teixeira,
Montessori, Decroly e Piaget) – a escola de adequar as necessidades individuais
ao meio. Conteúdos trabalhados a partir da experiência. Professor é mediador.
Método baseado em resolução de problemas e atividades em grupo.
b)
Não Diretiva (Carl Rogers / Neill) –
Autorrealização e relações interpessoais. Relação horizontal entre aluno e
professor. O aluno busca o conhecimento.
Tendência Liberal Tecnicista – preparação do aluno para ser
mão-de-obra. Enfoque comportamental. Utiliza-se do taylorismo (divisão do
trabalho). Papel da escola é modelar. Relação professor – aluno é vertical.
Tendência Progressista Libertadora – Paulo Freire. Foco na educação
de jovens e adultos. Dever de
conscientizar os alunos da realidade e buscar transformações sociais.
Metodologia: temas geradores, grupos de discussão e resolução de situações -
problema. Relação professor – aluno horizontal e dialógica.
Tendência Progressista Libertária – (Freneit, Gonzales, Arroyo). Defesa
da autogestão, valorização da experiência do aluno e da aprendizagem grupal.
Trabalho pedagógico organiza-se pela vivência grupal. Relação com os alunos não
é diretiva. Professor apenas orienta.
Tendência crítico-social dos conteúdos (Makarenko, Manacorda,
Snyders, Saviani). - os conteúdos culturais universais são incorporados pela
humanidade. Metodologia relaciona a experiência do aluno com o conhecimento
sistematizado. Professor mediador.
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