O que é a Educação. Relação Educação e Sociedade. Resumo do resumo.
Durkheim: ação exercida pelas gerações adultas sobre gerações ainda despreparadas para vida social.
Gadotti: prática mais humana.
Influência na existência dos homens.
Brandão: ajuda a pensar tipos de
homens, ajuda a cria-los. Produz o conjunto de crenças e ideias, de qualificações
e especialidade que envolvem a troca de símbolos.
Libâneo: conceito amplo que diz
respeito ao desenvolvimento da personalidade humana envolvendo a formação de
qualidades físicas, morais, intelectuais e estéticas com o objetivo de orientar
a atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado contexto
social.
Freitag: educação expressa doutrina
pedagógica, a qual se baseia numa filosofia de vida, concepção de homem e
sociedade. Numa realidade social concreta, a educação se dá por meio de
instituições (família, igreja, escola, comunidade) que se tornam porta-vozes de
uma doutrina.
Luckesi: educação é uma prática humana
direcionada por determinada concepção teórica.
Saviane: a educação interfere na
sociedade e vice-versa, num processo dialético.
Educação Formal: objetivos claros e específicos
e é representada pelas escolas e universidades. Depende de uma diretriz
educacional centralizada (currículo). Sujeita a burocracias e hierarquias, a
exemplo do MEC.
Educação Não Formal: mais difusa, menos
hierárquica e menos burocrática. Não precisa seguir sistema sequencial e hierárquico
de progressão.
Para aprofundar
=> livro História das ideias pedagógicas de Moacir Gadotti. (2005)
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