PENSADOR
|
IDEIA CHAVE
|
SÓCRATES
|
Busca pela verdade.
Maieutica (técnica de trazer à luz)
|
PLATÃO
|
Idealista.
Considerado o primeiro pedagogo.
Concebeu um sistema
educacional e o integrou à ética e à política.
|
ARISTÓTELES
|
Contrário ao
idealismo. Estado deve ser responsável pela educação. A educação ocorre por
meio da imitação. Ideias marcam o pensamento ocidental.
|
JESUÍTAS
|
Catequização dos
índios e formação da burguesia. Expulsos com a Reforma Pombalina. Não
cuidavam da educação popular.
Ratio Studiorum –
plano de estudos e base filosófica dos jesuítas.
|
COMÊNIO
|
Pai da didática
moderna. Escreveu a Carta Magna.
Metodologia que
ensinasse tudo a todos.
|
LOCK
|
Liberalismo.
Absorção mecânica e passiva dos conteúdos.
A mente humana é uma tábula rasa.
|
ROUSSEAU
|
Precursor de
Montessori e Dewey. Homem nasce bom, a sociedade o corrompe.
Crianças devem
aprender a partir de suas experiências.
Ideias inspiraram o
surgimento da Escola Nova.
|
KANT
|
O homem atinge a
plenitude por meio da educação.
A escola deve
desenvolver: disciplina, cultura, civilidade e moralidade.
A educação
aperfeiçoa o que o homem já traz em si.
|
PESTALOZZI
|
Primeiro a falar do
afeto na educação. O amor propicia a autoeducação.
A educação
baseia-se nas dimensões intelectual, física e moral.
|
HERBART
|
Formação moral. Prioriza
a instrução. A educação divide-se em três partes: governo, manutenção da
ordem e controle de comportamento da criança.
Cinco etapas para
ensinar: preparação, apresentação de conteúdo, associação, generalização e
aplicação.
|
FROUBEL
|
Valorizava a
infância. Fundou os jardins de infância. Criança requer cuidados para crescer
saudável.
|
AUGUSTO COMTE
|
Pai do positivismo.
A educação tem o papel de mostrar a importância da obediência e da
hierarquia, além de desenvolver o altruísmo.
|
PARSONS
|
Difusor das ideias
de Durkheim.
Socialização é
instrumento de manutenção da sociedade.
|
Durkheim
|
Pensamento
pedagógico positivista. A educação é a socialização da geração mais jovem
pela adulta. Concepção FUNCIONALISTA.
Ciência é a
verdade.
A educação é um
mecanismo de coerção social.
O homem além de
formador da sociedade é produto dela.
|
MARX
|
A educação deve
cumprir o papel de combater a alienação e a desumanização.
Educação onilateral
(múltipla – intelectual, física e técnica).
|
WEBER
|
Burocracia na
organização do trabalho pedagógico.
|
KARL MANNHEIM
|
Educação é técnica
social. Ed. É uma forma de influenciar o comportamento humano.
|
MAKARENKO
|
Trabalhou com
jovens infratores.
Modelo de Educação
baseados vida em grupo, no trabalho e na disciplina.
Escola como
coletividade. Valorizar a solidariedade.
|
GRAMSCI
|
Contrahegemonia.
Aprendiz de Marx.
Propõe uma escola
unitária em oposição à escola tradicional.
Diferencia os
intelectuais tradicionais (difundem a cultura dominante) dos intelectuais
orgânicos (fomentam a consciência da classe a que pertencem).
|
DEWEY
|
Corrente
pragmatista ou instrumentalista.
Inspirou a Escola
Nova.
Os alunos aprendem
melhor se realizarem tarefas associadas aos conteúdos.
O conhecimento é
construído a partir do consenso.
|
MONTESSORI
|
Desenvolvimento
natural da criança. Educação é uma
conquista. O ser humano tem a capacidade de se autoensinar.
Base: liberdade e
individualidade
Professor:
facilitador
Objetivo da
educação: formação para a vida
Método do concreto
para o abstrato (materiais pedagógicos utilizados até hoje).
|
DECROLY
|
Escola centrada no
aluno. Prepara para a vida e não é centrada em conteúdos.
Ideia de aprender a
aprender.
Precursor do método
global: aspectos gerais para específicos.
Idealizador dos
centros de interesse.
|
ANÍSIO TEIXEIRA
|
Difusor das ideias
de Dewey no Brasil. Assinou o Manifesto dos Pioneiros (defesa de uma escola
laica e gratuita para todos).
ESCOLA NOVA
A escola deve
formar homens livres, felizes, com senso crítico.
Trabalho pedagógico
a partir de problemas ou projetos.
|
CARL ROGERS
|
Psicologia
humanista não diretiva. Professor facilitador do aprendizado. Marca:
NÃO-DIRETIVIDADE. 3 qualidades do professor: congruência / empatia /
consideração positiva incondicional.
|
FREINET
|
A forma mais
profunda de aprendizagem é o desenvolvimento afetivo: aulas passeio,
cantinhos literários e troca de correspondências.
Transformar a
escola por dentro
Professor
colaborador.
Pedagogia do bom
senso. Aprendizagem resulta de relação dialética entre ação e pensamento.
Eixos: cooperação,
comunicação, documentação e afetividade.
|
NEILL
|
Escola de
SUMMERHILL. Inglaterra. Liberdade da criança de escolher o que deve aprender
(ritmo próprio). A educação deve se pautar na dimensão emocional. A educação
deve ser remédio para infelicidade.
|
BORDIEU E PASSERON
|
Livro A REPRODUÇÃO.
A escola reproduz e reforça desigualdades. Exerce VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. Tb falam
sobre o conceito de CAPITAL INTELECTUAL (luta pela detenção de poder
simbólico).
|
ALTHUSSER
|
Crítico
reprodutivista. O Estado é composto por 2 tipos de aparelhos para manter o status quo da classe dominante:
IDEOLÒGICOS e REPRESSIVOS.
A escola é o
principal AIE (aparelho ideológico do estado).
|
ESTABLET E BAUDELOT
|
A escola não é
unitária. É dividida conforme as classes sociais.
Teoria da escola
dualista: SS (secundária e superior) para elite e PP (primária e
profissional) para classe proletária.
|
IVAN ILLICH
|
Sociedade sem
escolas. Desescolarização. Maior parte do conhecimento é desenvolvido fora
das escolas.
|
PAULO FREIRE
|
Patrono da
Educação. Método de alfabetização de jovens e adultos. 3 passos para o
método: investigação do saber do educando; debates que partem do senso comum
a uma visão crítica; do abstrato para o concreto (conteúdo é trabalhado.
Prática pedagógica
é política, para conscientizar o educando de sua condição de oprimido em
busca da libertação.
Critica a educação
bancária.
Professor tem papel
diretivo.
Professor tem
postura de autoridade e não autoritária.
|
EDGAR MORIN
|
Autor dos Sete
Saberes Necessários à Educação do Futuro. Propõe o conceito de complexidade.
As incertezas e contradições fazem parte da natureza humana.
|
PERRENOUD
|
Teoria das
Competências – conjunto de recursos cognitivos para resolver situações do cotidiano.
Habilidades são menos amplas que competências.
O professor precisa
desenvolver 10 competências.
|
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
Principais teóricos da Educação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário