quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Principais teóricos da Educação

PENSADOR
IDEIA CHAVE

SÓCRATES

Busca pela verdade. Maieutica (técnica de trazer à luz)
PLATÃO

Idealista. Considerado o primeiro pedagogo.
Concebeu um sistema educacional e o integrou à ética e à política.
ARISTÓTELES
Contrário ao idealismo. Estado deve ser responsável pela educação. A educação ocorre por meio da imitação. Ideias marcam o pensamento ocidental.

JESUÍTAS

Catequização dos índios e formação da burguesia. Expulsos com a Reforma Pombalina. Não cuidavam da educação popular.
Ratio Studiorum – plano de estudos e base filosófica dos jesuítas.


COMÊNIO

Pai da didática moderna. Escreveu a Carta Magna.
Metodologia que ensinasse tudo a todos.


LOCK

Liberalismo. Absorção mecânica e passiva dos conteúdos.  A mente humana é uma tábula rasa.
ROUSSEAU

Precursor de Montessori e Dewey. Homem nasce bom, a sociedade o corrompe.
Crianças devem aprender a partir de suas experiências.
Ideias inspiraram o surgimento da Escola Nova.
KANT

O homem atinge a plenitude por meio da educação.
A escola deve desenvolver: disciplina, cultura, civilidade e moralidade.
A educação aperfeiçoa o que o homem já traz em si.
PESTALOZZI

Primeiro a falar do afeto na educação. O amor propicia a autoeducação.
A educação baseia-se nas dimensões intelectual, física e moral.
HERBART

Formação moral. Prioriza a instrução. A educação divide-se em três partes: governo, manutenção da ordem e controle de comportamento da criança.
Cinco etapas para ensinar: preparação, apresentação de conteúdo, associação, generalização e aplicação.

FROUBEL

Valorizava a infância. Fundou os jardins de infância. Criança requer cuidados para crescer saudável.

AUGUSTO COMTE
Pai do positivismo. A educação tem o papel de mostrar a importância da obediência e da hierarquia, além de desenvolver o altruísmo.
PARSONS

Difusor das ideias de Durkheim.
Socialização é instrumento de manutenção da sociedade.

Durkheim


Pensamento pedagógico positivista. A educação é a socialização da geração mais jovem pela adulta. Concepção FUNCIONALISTA.
Ciência é a verdade.
A educação é um mecanismo de coerção social.
O homem além de formador da sociedade é produto dela.
MARX

A educação deve cumprir o papel de combater a alienação e a desumanização.
Educação onilateral (múltipla – intelectual, física e técnica).
WEBER
Burocracia na organização do trabalho pedagógico.

KARL MANNHEIM

Educação é técnica social. Ed. É uma forma de influenciar o comportamento humano.
MAKARENKO

Trabalhou com jovens infratores.
Modelo de Educação baseados vida em grupo, no trabalho e na disciplina.
Escola como coletividade. Valorizar a solidariedade.


GRAMSCI

Contrahegemonia. Aprendiz de Marx.
Propõe uma escola unitária em oposição à escola tradicional.
Diferencia os intelectuais tradicionais (difundem a cultura dominante) dos intelectuais orgânicos (fomentam a consciência da classe a que pertencem).

DEWEY

Corrente pragmatista ou instrumentalista.
Inspirou a Escola Nova.
Os alunos aprendem melhor se realizarem tarefas associadas aos conteúdos.
O conhecimento é construído a partir do consenso.

MONTESSORI

Desenvolvimento natural da criança.  Educação é uma conquista. O ser humano tem a capacidade de se autoensinar.
Base: liberdade e individualidade
Professor: facilitador
Objetivo da educação: formação para a vida
Método do concreto para o abstrato (materiais pedagógicos utilizados até hoje).


DECROLY

Escola centrada no aluno. Prepara para a vida e não é centrada em conteúdos.
Ideia de aprender a aprender.
Precursor do método global: aspectos gerais para específicos.
Idealizador dos centros de interesse.
ANÍSIO TEIXEIRA

Difusor das ideias de Dewey no Brasil. Assinou o Manifesto dos Pioneiros (defesa de uma escola laica e gratuita para todos).
ESCOLA NOVA
A escola deve formar homens livres, felizes, com senso crítico.
Trabalho pedagógico a partir de problemas ou projetos.


CARL ROGERS

Psicologia humanista não diretiva. Professor facilitador do aprendizado. Marca: NÃO-DIRETIVIDADE. 3 qualidades do professor: congruência / empatia / consideração positiva incondicional.


FREINET

A forma mais profunda de aprendizagem é o desenvolvimento afetivo: aulas passeio, cantinhos literários e troca de correspondências.
Transformar a escola por dentro
Professor colaborador.
Pedagogia do bom senso. Aprendizagem resulta de relação dialética entre ação e pensamento.
Eixos: cooperação, comunicação, documentação e afetividade.

NEILL

Escola de SUMMERHILL. Inglaterra. Liberdade da criança de escolher o que deve aprender (ritmo próprio). A educação deve se pautar na dimensão emocional. A educação deve ser remédio para infelicidade.


BORDIEU E PASSERON

Livro A REPRODUÇÃO. A escola reproduz e reforça desigualdades. Exerce VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. Tb falam sobre o conceito de CAPITAL INTELECTUAL (luta pela detenção de poder simbólico).


ALTHUSSER

Crítico reprodutivista. O Estado é composto por 2 tipos de aparelhos para manter o status quo da classe dominante: IDEOLÒGICOS e REPRESSIVOS.
A escola é o principal AIE (aparelho ideológico do estado).


ESTABLET E BAUDELOT

A escola não é unitária. É dividida conforme as classes sociais.
Teoria da escola dualista: SS (secundária e superior) para elite e PP (primária e profissional) para classe proletária.

IVAN ILLICH

Sociedade sem escolas. Desescolarização. Maior parte do conhecimento é desenvolvido fora das escolas.



PAULO FREIRE

Patrono da Educação. Método de alfabetização de jovens e adultos. 3 passos para o método: investigação do saber do educando; debates que partem do senso comum a uma visão crítica; do abstrato para o concreto (conteúdo é trabalhado.
Prática pedagógica é política, para conscientizar o educando de sua condição de oprimido em busca da libertação.
Critica a educação bancária.
Professor tem papel diretivo.
Professor tem postura de autoridade e não autoritária.

EDGAR MORIN


Autor dos Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Propõe o conceito de complexidade. As incertezas e contradições fazem parte da natureza humana.


PERRENOUD

Teoria das Competências – conjunto de recursos cognitivos para resolver situações do cotidiano. Habilidades são menos amplas que competências.
O professor precisa desenvolver 10 competências.

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