sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Você sabe ler?

Oi, galera. Ando meio sumida, mas é a vida. Ela não para e tenho que conciliar minhas coisas com o blog.

Hoje vim com essa pergunta sem noção: Você sabe ler? 

Gente, por incrível que pareça, a maioria de nós não sabe ler bem. Quer dizer, compreender de fato a ideia central daquilo que é lido. 

Provavelmente, isso é um problema que remonta desde nossa educação básica. E isso tem grande influência na hora de fazer uma prova de concurso. Quantas vezes, alguns de nós vacilamos na interpretação de texto? Para não falar de várias questões perdidas simplesmente porque não entendemos o comando.

A boa notícia é que como ser humano, você sempre pode melhorar, enquanto estiver vivo! Então vamos dar um jeito de aprender melhor  e conquistar nossos objetivos. 

As dicas que vou postar aqui tirei desse livrinho lindo da foto. Recomendo uma lidinha, se você quiser aprimorar a qualidade do seu estudo.



"Um livro é para ser provado, engolido ou mastigado e, depois, digerido." (Francis Bacon)


Antes de começar a estudar como um louco, você precisa saber que existem técnicas de leitura que vão poupá-lo de ler o que não deve e também prepará-lo para entender melhor aquilo que será lido. 

Isso significa que você não deve pegar o primeiro livro que aparecer pela frente e lê-lo da página um até a última. A leitura deve passar por algumas fases: 

- Leitura Superficial
- Leitura Analítica
- Leitura Comparativa

A leitura superficial serve para que você identifique qual é o assunto central. É uma exploração inicial.  Se o assunto não te interessa, próximo livro. Isso também te prepara para entender melhor o que vem pela frente. Dê uma olhada no título, no prefácio, no sumário, na bibliografia, nas capas e orelhas, além de dar uma olhada nos assuntos mais importantes. 

A leitura analítica é a leitura de verdade. É uma leitura mais linear, em que você vai do início ao fim. Lógico que se tiver partes que não são úteis, você deve ignorar. Time is money, baby!

Por último, a leitura comparativa é a fase em que o conhecimento se consolida. É a parte em que você buscar sistematizar e sintetizar o que aprendeu, além de comparar com outros conhecimentos que você já tenha sobre o assunto ou que se relacionem de alguma forma com o que você leu. 

É isso. Por hoje, ficamos por aqui. Espero que vocês estejam estudando bastante, mas com paz no coração e esperança de que sempre colhemos os frutos que plantamos. 

Beijo enorme. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário