quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Por que estudar por mapa mental é recomendável?


 
 
 
Aprender bem é essencial para passar em qualquer concurso. Em outras ocasiões mencionei a diferença do estudo passivo e do estudo ativo. No primeiro caso, o aluno apenas recebe informações. Já no segundo, o estudante processa a informação e de fato a transforma em conhecimento. É nessa hora que você aprende.
 
É aí que entram os mapas mentais. Além de ser um dos melhores recursos para revisão, o mapa mental exige de quem o faz que se processe a informação. Dessa forma, para construí-los, você se torna sujeito da sua aprendizagem.

Parece papinho de pedagoga, né? Mas não é. Acredite. Faz muita diferença.
 
Quando eu fiz o concurso da Câmara Legislativa, a long time ago, eu precisava dar um jeito de reter um conhecimento específico em uma semana. O assunto era novo para mim e eu não achava nenhum resumo ou exercício para fixar a matéria. Cursinho então, nem pensar.
 
Peguei um livrinho  emprestado e fiquei desesperada. Precisava devolvê-lo rapidamente e dar um jeito de aprender nesse pouquinho tempo. Foi aí que ouvi falar do tal mapa mental. Acho que na época nem tinha esse nome. Para mim era um desenho esquematizado do que eu precisava aprender e reter. Deu um pouco mais de trabalho do que ler e grifar, mas adivinha o resultado? Passei em um cargo que tinha uma vaga no edital e hoje estou muito bem na CLDF.
 
Imagino que contei com uma ajudinha de Deus para ser chamada (nos concursos do Legislativo, não basta passar para ser chamada, tem que rezar!). Mas com certeza, devo minha aprovação aos mapas mentais.
 
Bom. Depois de dar meu depoimento, vamos ao que interessa. Uma grande vantagem dos mapas é que você utiliza diversos sentidos para criá-lo. Você vai precisar ler a matéria, criar uma estrutura lógica e sequenciamento de ideias e associações. Com isso, exercita mais o seu cérebro e a fixação é muito maior, ainda que você nunca mais olhe para o papelzinho.
 
Outra vantagem é que com o mapa mental vai ficar muito mais simples, rápido e eficaz revisar o conteúdo. Com o tempo, ao bater o olho no mapa, você já consegue se lembrar do que é essencial.
 
Muita gente acredita que não vale a pena fazer mapa, porque é muito trabalhoso. Isso não é verdade. No começo, você vai sentir um pouco de dificuldade, como tudo que é novo. Mas com um pouco de treino e técnica você pega o jeito rapidinho.
 
Recomendo que você assista o vídeo abaixo para aprender um pouco da técnica ou leia um livro sobre o assunto. O papa do assunto é o Tony Buzan.


 
Veja aqui como fazer um mapa mental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário