segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Provas Comentadas - Conhecimento Pedagógico - Parte 1 - Plano Nacional de Educação
Oi, gente! Seguem alguns comentários sobre a área de Educação. O novo Plano Nacional de Educação - PNE é uma questão muito importante e, como foi aprovado ano passado com uma validade de 10 anos, será um assunto muito visitado pelas bancas examinadoras.
Vejamos a última prova de Pedagogo do CESPE, aplicada em 2015.
1) O PNE visa aumentar o número de matrículas na educação profissional técnica de nível médio ofertado pela rede pública de ensino.
Certo.
A educação profissional é um dos destaques do PNE, que pretende triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio,assegurando a qualidade da oferta e pelo menos cinquenta por cento
da expansão no segmento público.
2) A erradicação do analfabetismo é uma das diretrizes do atual PNE, que foi aprovado no ano de 2014 e tem vigência até 2024.
Certo.
A erradicação do analfabetismo é a primeira das diretrizes do PNE. Logo em seu artigo primeiro, a Lei estabelece o objetivo.
Confira as demais diretrizes.
I − erradicação do analfabetismo;
II − universalização do atendimento escolar;
III − superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de
todas as formas de discriminação;
IV − melhoria da qualidade da educação;
V − formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta
a sociedade;
VI − promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;
VII − promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país;
VIII − estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto
Interno Bruto (PIB), que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e
equidade;
IX − valorização dos(as) profissionais da educação;
X − promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade
socioambiental.
3) Uma das metas do PNE é universalizar o atendimento às crianças com deficiência, preferencialmente em escolas especializadas das redes públicas de ensino.
Errado.
O erro da questão é dizer que a preferência do atendimento é nas escolas especializadas. Na verdade, considerando o respeito à diversidade, a escola deve integrar as crianças com deficiência. Ganha a criança que convive e também os colegas que aprendem a lidar com quem é diferente. Aqui entra uma questão de respeito à dignidade humana. Isso não significa que essas crianças não recebam um atendimento diferenciado, que muitas vezes pode ser feito de forma complementar ou preferencialmente pelo próprio professor.
Obviamente, estamos falando do Brasil. A lei determina uma coisa e a realidade enfrentada nas escolas é bem outra. Cuidado com isso na hora da prova. Apesar da vergonha nacional que vivemos na educação, cai o que está na lei.
Veja a Meta 4 PNE:
Meta 4: universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Finalmente, vou deixar aqui alguns links importantes sobre o assunto, caso você queira se aprofundar. Caso não abra, copie no navegador. Estou com umas dificuldades aqui com a formatação.
http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=mC7rzTM1DKE
https://www.youtube.com/watch?v=EaBr4RjUglI
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