Oi, gente!
Como promessa é dívida, estou aqui de novo para dar umas dicazinhas sobre o concurso da ENAP, para área de Técnico em Assuntos Educacionais. São 18 vagas, salário de R$ 4.514,22 e para concorrer, basta ter um canudinho de Ensino Superior e estudar bastante para a prova. Mas acho que quem tem licenciatura ou formação em Pedagogia sai na frente. Será?
Confiram o edital no site do CESPE .
Vamos lá! Estou indicando uma série de livros. Você precisa comprar todos e ler tudinho? Se quiser sim, mas acho que não dá tempo. Mas se você puder tê-los como referência, vai disparar em relação aos outros candidatos.
Como eu estudaria se fosse concorrer?
Bem, antes de mais nada, registro que essas dicas são apenas para os conhecimentos específicos. As opções são as seguintes:
1) Estudar por um curso em pdf da matéria. No site do Estratégia Concursos há uma opção muito boa com a Fabiana Firmino e a Fernanda Lima. Super recomendo.
2) Baixar todas as provas possíveis da área de educação / pedagogia e resolver as questões, usando como referência os livros da bibliografia abaixo.
Eu separaria as provas por blocos ou assunto e ficaria vesga de tanto fazer questão. Acho que isso funciona muuuuuito. Vale a pena tentar.
3) Uma dica legal e que torna tudo mais fácil é fazer dez questões, conferir o gabarito e procurar a resposta daquelas que você errou ou teve dúvida e mandar brasa em mais dez.. E assim por diante. Tenha como meta acertar entre 70 e 80% de cada assunto.
4) Se tiver preguiça de sair baixando prova, os sites TEC CONCURSOS ou Questões de Concursos são excelentes ferramentas de questões, mas são pagos. O preço não costuma ser alto.
5) Adoro um livrinho singelo da Fabiana Lagar sobre conhecimentos pedagógicos. Ela aborda de tudo um pouco lá, de forma bem objetiva, com quadros, exercícios e tudo mais. Se você não tiver tempo para mais nada, faça um esforço e leia. É o meu xodó. Editora Grancursos.
Confira os livros e materiais sugeridos.
Gestão por competências e gestão do conhecimento . Autor(es): Hugo Pena Brandão, João Batista Diniz Leite, Pedro Paulo Carbone, Rosa Maria De Paula Vilhena.
Dimensões funcionais da gestão de pessoas. Autor(es): Claudio De Souza Pereira, Maria Teresa Correia Coutinho, Sandra Regina Da Rocha Pinto, Sílvio Luiz Johann
Comunicação Empresarial - Planejamento e Gestão. Bueno, Wilson da Costa.
ARANHA, Maria Lucia de A. História da Educação e da Pedagogia Editora: Moderna.
GADOTTI, Moacir, 1941- História das ideias pedagógicas 8 Ed. São Paulo. Ática, 1999.
Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN), Lei Federal Nº. 9.394.
Brasília/DF, 20 de dezembro de 1996.
LUCKESI, Cipriano C. Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino: a busca de um desejo. In: Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
LIBANEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática . 5ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBANEO, José Carlos. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização – 10° edição. São Paulo: Cortez 2012 (Coleção docência em formação: Saberes pedagógicos / coordenação Selma Garrido Pimenta).
LIBANEO, José Carlos. Didática. 2° edição – São Paulo: Cortez, (Coleção
magistério Série Formação do professor). 2013.
magistério Série Formação do professor). 2013.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.
VEIGA, Ilma Passos de Oliveira. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 24ª ed., Campinas, SP: Papirus, 2008.
E mais:
Sobre Aprendizagem Organizacional. Leia da página 17 a 42 da dissertação de Márcia Relvas de Souza (FGV). Clique aqui para ver o link .
Nenhum comentário:
Postar um comentário