Oieee, gente!
As inscrições para o concurso de Técnico de Controle Externo do TCU já estão abertas e vão até o dia 29 de junho (veja o
Edital TCU - Técnico ) . Então se você quiser ter chances reais, passou da hora de começar a estudar.
Bem, depois do meu post com dicas de estudos para esse concurso, algumas pessoas me questionaram sobre a viabilidade de começar a estudar agora e já passar nessa prova. Vocês devem saber que muita gente está estudando há quase dois anos exclusivamente para esse certame.
Então lá vai. Minha opinião sincera: não é um concurso para iniciantes. Eu sei que o cargo exige apenas ensino médio, mas o nível de dificuldade é alto e a concorrência muito acirrada, afinal, o salário quase bate na casa dos 10 mil reais. Em tempos de crise, vamos combinar que é uma excelente oportunidade.
Mas não quero te desanimar. Se você decidir estudar de verdade, pode ter chances, mesmo que falte um pouco mais de um mês.
Agora, se você acha que esse concurso é um pouco pesado para o momento, que tal dar um olhada no concurso do MPOG? Ou mirar em um outro do Executivo ou Judiciário, pois em geral, a concorrência lá é menos.
Como conseguir a aprovação em tão pouco tempo? Devo me matricular em um CURSINHO???
Na minha humilde opinião, é uma das piores besteiras que você pode fazer a essa altura do campeonato. A menos que você tenha tempo integral para se dedicar, pois se você se você tiver que frequentar um cursinho, não terá tempo de gastar as famosas horas de "Bunda X Cadeira X Livros" que te levam à aprovação. Sem contar que vai gastar uma fortuna para ter suas chances de aprovação diminuídas.
Isso não significa que fazer cursinho seja ruim. Pelo contrário. Em algum momento pode ser útil. Por exemplo, quando você está começando a estudar e está totalmente cru, o cursinho te ajuda a começar a respirar o assunto. Mas junto com o edital, o cursinho te rouba tempo. Enquanto seu concorrente já leu, resumiu e fez exercício sobre Controle de Constitucionalidade, você e sua turma ainda estão lá na sala com a Tia Maria ou o Tio João tentando entender o que é uma Emenda à Constituição.
Mas se você não consegue ter foco, é uma alternativa. Cara. Pouco efetiva. Mas eu já enriqueci muito dono de cursinho. Você pode continuar enriquecendo o pessoal se não acreditar em mim. hehehe.
Voltando à parte que eu animo vocês e não desestimulo... Então, com pouquinho tempo como temos, acho que pode ser efetivo estudar por aquelas aulas em pdf, que você pode comprar online. Os cursos que eu conheço e recomendo são:
Ponto dos Concursos e
Estratégia Concursos.
Um cursinho pode ser útil em um único caso específico. Sabe aquela matéria que você tentou estudar sozinho e não entra na sua cabeça? Então, essa vale a pena pagar e ter um professor te explicando tudinho. Por exemplo, nesse concurso do TCU, cairá Execução Orçamentária e Financeira, uma matéria complicada para algumas pessoas. Se você achar um cursinho, corre e se matricula. Em Brasília, eu recomendo o
IMP, o
IGEPP e especificamente para o TCU, o
Cáthedra.
Também acho que umas aulinhas de Português sempre valem a pena e a figurinha mais fodástica que conheço nessas horas é o Fernando Moura.
Por último, nunca, jamais se esqueça que exercício é muito importante nessa fase da preparação. O melhor site para mim é o
TEC CONCURSOS. Lá você pode montar um caderno de questões por banca, assunto, ano, disciplina, grau de dificuldade. Os filtros são infinitos e as questões são comentadas por professores de peso. Eu curto. O pessoal nerd que conheço por aí também se amarra. Eles têm assinatura por tempo ou por concurso. Você escolhe o melhor. Eu prefiro por tempo, pois aí não há limitação de disciplinas, porém, você mesmo terá que montar seus filtros.
Até a próxima.