Vamos falar um pouquinho de um bicho papão chamado Língua Portuguesa. É a disciplina que a gente mais estuda, desde pequeno, mas é uma das mais complicadas.
A culpa talvez não seja nossa. A língua é difícil, existem mais exceções que regras, o ensino é precário, mas o fato é que não temos opção a não ser dominar cada vez mais a linguagem padrão para ter sucesso em provas de concurso, de vestibular, no trabalho e até não causar desilusões ortográficas por aí no Facebook ou no Whatsapp.
Separei um vídeo sobre Tipologia textual, em que a professora Rafaela Motta fala um pouquinho sobre textos narrativos, descritivos, dissertativos e injuntivos. É um vídeo gratuito e tem suas limitações, mas acredito que cumpre sua função, especialmente para aqueles que não podem pagar um curso particular. P
Veja também o vídeo sobre Compreensão e Interpretação de Textos... Muitas vezes, a gente acha que já sabe bastante e se surpreende na hora da prova. Então, vale a pena revisar um pouquinho.
Por enquanto, é isso. Mas fica a dica: se você não pode pagar um curso e tem dificuldades de estudar sozinho, a internet está repleta de materiais legais. É só procurar um pouquinho.
E vamos ver se o concurso do INSS sai mesmo...